postado por Érica Souza em 06 abril 2011

Discutindo coisa séria - Cruelty free!!


Gente...tem uma coisa que me intriga há muuuuito tempo. Um monte de gente levanta a bandeirinha de "cruelty free", e isso se popularizou mais ainda depois que empresas de cosmético lançaram o tal  " selo cruelty free" (ou selo livre de crueldade), que é usado por empresas que não testam seus produtos em animais.

Ok, ponto positivo para essas empresas. Mas será que hoje em dia realmente seria necessário testar seus produtos em animais? Será que essa não seria puramente uma jogada de marketing, afinal a base dos produtos é basicamente a mesma não é? Corrijam-me se eu estiver errada, mas acho que já fizeram taaantos testes em animais e já obtiveram tantos resultados que hoje em dia seria meio desnecessário, até porque há outros meios de testes que conseguiriam dizer a probabilidade daquele produto causar alguma reação alérgica, ou não?

Claro que fico feliz de pouparem a vida dos animais, principalmente dos coelhinhos, que na maioria desses testes eram eles quem sofriam. Testar cosméticos em animais, com o conhecimento que se tem hoje seria absurdo, hoje já conhecemos as mais variadas reações, lógico que sempre pode haver alguma surpresa, mas creio que seria algo bem remoto.

Mas como a gente faz com os estudos de câncer, Aids, doenças auto-imunes? Testa em quem? faz o que? corre pra onde?

Sou super a favor de pegar aqueles presidiarios, sabe aqueles que já tiveram outra chance e fizeram merda de novo? aqueles que mataram milhões de pessoas (ainda que indiretamente, pq quem mata não é só quem pratica o ato, mas principalmente quem manda)? Então, cadeira elétrica pra quê? Tantos estudos aí precisando fazer testes, tanta gente caçando um sistema imune e um funcionamento do corpo mais próximos do ser humano pra ter um resultado significativo, esses seres podem não ser "humanos" mas são "seres humanos" e acredito que a índole da pessoa não mude o modo de reação do corpo, certo?

Mas aí entra os direitos humanos e ferram com tudo. Por que esses monstros ainda podem ter jeito e blá blá blá, e aí, o que que a gente faz? Testa em quem? Quando a conversa chega neste ponto crítico eu me pergunto, será que quem levanta a bandeirinha de "cruelty free" de ser contra os testes em animais, já pensou por esse lado, pelo lado mais científico da coisa. A gente não pode testar em quem a gente realmente gostaria, aí qual seria a sugestão? pegar velhinhos no asilo? pegar doentes terminais? Aí eu já não concordo e nesse ponto sou sim a favor dos testes em animais, pelo bem da ciência e da humanidade, não me levem a mal gente, mas eles são criados para esse fim, eles são reproduzidos em laboratório, nãos são tirados da natureza, em sua grande maioria nunca viram o mundo fora de um laboratório de pesquisas, esse é o propósito deles.

Acredito que a grende maioria dos ciêntistas não ficam felizes de maltratar e matar animais tão lindinhos e fofos, concerteza eles prefeririam malratar e matar quem já maltratou e matou muita gente (desculpem a redundância), mas não há essa possibilidade. Ninguém quer testes em animais, mas todos mundo quer a cura pro câncer, todo mundo quer uma vacina contra a H1N1. Poxa vida, isso é um pouco de contradição né não? Desculpa aí quem não concorda, mas é que já tava enchendo ler em tanto lugar que querem a cura disso ou daquilo e no mesmo lugar ler gente criticando pesquisas em animais.

Sou contra sim, sou contra testes desnecessários, testes que já foram concluidos, que já tiveram resultados e que não precisam ser repetidos, como os testes de industria cosmética (salvo algumas exceções que devem ter). Mas sou totalmente a fvor dos testes para fins medicinais e farmacêuticos, não tem onde testar, infelizmente tem que ser no ratinho fofinho e no coelhinho gordinho, fazer o que? Você se canditaria a entrar no lugar desses animais? Duvido muito! Então gente, por favor, vamos sim levantar a bandeirinha e dizer não aos testes cosméticos em animais, aos testes fúteis, mas não vamos generalizar a coisa toda ok? Existes testes necessários, e a menos que alguem tenha alguma sugestão para substituir os animaizinhos, é melhor para nós que esses testes sejam feitos.

Foi só a minha opinião, voccês tem todo o direito de discordar, mas por favor não joguem pedras ok?!!

A correria tá grande mas prometo que ainda essa semana passo no cantinhod e cada um tá!

Beijoooo.


2 comentários:

  1. Eu concordo com você em partes! Testes fúteis são ridiculos fazer em animais. Não sei se você sabe, mas testes de vacinas, supostas curas de câncer, aids e etc. são feitos em pessoas mesmo! E elas mesmas se candidatam, assinam termos de "consciência", pelo menos, na maioria dos testes para a ciência, utilizam humanos que se inscrevem por livre e espontânea vontade.
    Então, os animais não são necessários em momento algum, nem pelo "bem" da ciência.
    Eu tive uma materia na universidade que se chamava: "Pesquisa: Métodos e técnicas" e aprendi bastante sobre essas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Por experiência própria te digo que as cobaias são utilizadas sim em pesquisas científicas. um novo medicaento só pode ser testado em seres humanos depois de ter resultados significativos em cobaias, testa-se primeiramento nas cobaias e depois testa-se em serem humanos, mais para conhecermos os efeitos colaterais e resções adversas que o medicamento pode ter do que para saber se ele é eficaz....Visto que muitas vezes um medicamento é eficaz mas causa outras adversidades ao paciente!

    Beijoo!

    ResponderExcluir

Que bom te receber aqui, sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...